Meio Ambiente


CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DO PROJETO

                   Designação:Projeto Xiquexique

                   Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

                   Região:Alto Sertão Paraibano

                   Área do Projeto:39,5 hectares

                   Bioma:Caatinga(semi-árido)

                   Localização:Zona Rural do projeto de Catolé do Rocha-Sitio das Pedras

                   Comunidades envolvidas:Cajueiro,Buqueirão,Trapiá,São Gonçalo,Maniçoba e Zona urbana da cidade através da visitação pública.

                   Fatores SOCIAIS determinantes para a existência do projeto Xiquexique:

                   Existência do suicídio entre Jovens e Adultos nas comunidades citadas,nível de pobreza na região abaixo do índice de Desenvolvimento Humano IDH/ONU.

                   Região onde também apresenta alto índice de violência e resquício do coronelismo.

 Fatores AMBIENTAIS determinantes para Existência do Projeto:genocídio de aves de arribação no local. Existência de um Ninhal de Garças família ARDEIDAE dentre os três ninhais existentes na Paraíba. Valorização da Fauna e flora da caatinga. Em períodos de estiagens prolongadas(Baixos índices pluviométricos) ocorrem saques nos depósitos de alimentos do governo.

 

                                                             A CAMINHO DO APRENDIZADO

 

           O projeto xiquexique é um espaço aberto para aprendizagem de crianças,adolescentes e adultos de todas as idades da região. Uma associação não governamental sem fins lucrativos situado no Sitio das Pedras-Cajueiro,município de Catolé do Rocha-PB,que tem como objetivo realizar atividades sócio-educativos e intercâmbio de informações junto a zona rural e urbana Catolé-PB relacionadas com a cidadania, a cultura e o meio ambiente.

           Sua estrutura é cercada por serras rochosas recobertas de uma vegetação resistente à escassez de água. Em meio ao espaço existe o galpão da palavra e da arte onde realizam-se palestras, oficinas e reuniões da comunidade; a cabana da cultura que retrata a vida do trabalhador rural; o laboratório de idéias subdividido em três partes;biblioteca,videoteca e museu da memória local;a mandala um projeto de agricultura familiar;uma quadra de futevôlei;trilhas;etc.