Saúde


 

BENEFICIOS DO ÔMEGA 3 PARA A SAUDE

 

O corpo humano não é capaz de produzir ômega 3

 O ÔMEGA 3:

Normaliza a circulação sanguinea e o ritmo do coração(ANTI-ARRITMIA)

Dificulta o desenvolvimento de processos inflamatórios

Controla a pressão arterial

Desentope os vasos sanguineos

Diminui os níveis de triglicérides

Neutraliza o stress

Combate a osteoporose

Previne acidente Vascular Cerebral

Favorece a concentração, a memória e a coordenação motora, dando velocidade as reações

Previne o mal de alzaime

Combate depressão e melhora o humor

 Os benefícios do ômega 3, estendem-se para a redução dos riscos de desenvolver diabetes, artrites e alguns tipos de câncer.

 


 

Cuidando da sua saúde e qualidade  de vida através da Reeducação Postural Global (RPG) com a Fisioterapeuta:


          Dra. Luana Diniz Campos
A Coluna vertebral é o centro do suporte do organismo humano, possui três funções básicas, sustentação do organismo;  Movimentos do corpo e Proteção- envolvendo a medula espinhal. A postura é a posição que o corpo assume no espaço em função do equilíbrio de vértebras, articulações e músculos.
A Coluna e suas apresentações:
      Modo Adequado; aumento das curvaturas; diminuição das curvaturas; desvio lateral.


O que é RPG?
A Reeducação Postural Global, ou RPG, foi criada na França, pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard. A técnica considera o sistema muscular e sensitivo como um todo e trabalha de forma individualizada, músculos que são de estruturas diferentes (músculos dinâmicos e estáticos). A musculatura posterior ou estática está sempre contraída para a manutenção da postura e pronta para entrar em ação. Já os músculos dinâmicos que são responsáveis pelo movimento ativo entram em estado de relaxamento quando não estão sendo usados. Os músculos estáticos em estado patológico se retraem ou encurtam, manifestando- se pelo aparecimento dos desvios posturais, enquanto que os músculos dinâmicos em estado patológico apresentam fraqueza muscular. O RPG está fundamentado na individualidade, ou seja, todo ser é único e manifestará sua patologia de maneira única; na casualidade, observando as alterações posturais partindo do efeito até a causa; e na globalidade que considera a correção da sintomatologia e a causa de uma patologia simultaneamente.
                    
       Como é o tratamento?
O Tratamento baseia-se em posturas estáticas, que são selecionadas de acordo com uma avaliação prévia, e com o objetivo de atuar no conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos. Partindo da conseqüência até a causa do problema, buscando reencontrar a boa morfologia corporal e minimizando ou solucionando os problemas relacionados a ela, promovendo assim a diminuição das retrações, fortalecendo a musculatura para melhorar a harmonia postural e reorganizar a consciência corporal, melhorando a circulação e até  digestão.
                   Indicações:
?    Reeducação da postura;
?    Dores na coluna;
?    Fortalecimento muscular;
?    Flexibilidade muscular;
?    Conscientização corporal;
?    Prevenção e tratamento de hérnia de disco;
?    Tensões Musculares;
?    Stress;
?    Bursites;
?    Distúrbios circulatórios e digestivos;
 
Corporalle, Sua vida em Movimento!
Rua Fundador Rocha,99
Catolé do Rocha PB Fone: (83) 3441-3284


 

DIETA E EXERCÍCIOS PODEM EVITAR 80% DOS CASOS DE DIABETES

UOL Ciência e Saúde

Há cerca de dois meses, o estudante Wagner Maeda, de 28 anos, descobriu que sofre de diabetes do tipo 2, assim como muitos de seus parentes. Assim que recebeu o diagnóstico, Maeda foi orientado pelo médico a procurar ajuda de profissionais para adotar uma nova dieta e se exercitar. Se não mudasse seu estilo de vida, ele teria que tomar insulina, além dos outros remédios prescritos para controle da glicose.

Com mudanças na alimentação e apenas uma hora de atividade física de duas a três vezes por semana, Maeda já conseguiu perder 5 kg, reduziu a dose diária de medicamentos, afastou a necessidade de tomar insulina e, de quebra, passou a dormir melhor.

É cada vez maior o número de pessoas que desenvolvem diabetes do tipo 2 antes dos 40 anos, como afirma a endocrinologista Marília de Brito Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Alimentação incorreta e sedentarismo são alguns dos fatores de risco. “Muita gente tem a doença e não sabe, porque ela pode permanecer assintomática por muito tempo”, explica.

É para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção que a SBD tem promovido todo ano o Dia Mundial do Diabetes, comemorado neste sábado (13). Mais de 140 prédios ou monumentos do país serão iluminados de azul , incluindo o Cristo Redentor, no Rio. (Veja a programação no site www.diamundialdodiabetes.org.br)

Estilo de vida

Segundo a médica, 80% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados com dieta equilibrada e exercícios regulares. Esses hábitos, inclusive, podem tirar pessoas da faixa de alto risco com mais eficiência que o uso de medicamentos, segundo estudo recém-publicado na revista científica “Lancet”.

Durante dez anos, pesquisadores acompanharam 2.766 pacientes com propensão à doença. Parte dos voluntários seguiu um programa com redução de calorias e gorduras e uma média de 20 minutos diários de atividade física. Outra parte tomou a droga metformina, bastante utilizada por diabéticos. No final do período, o grupo que modificou seu estilo de vida apresentou 34% menos risco de desenvolver diabetes, contra 18% entre os que tomaram o remédio. Para os participantes com mais de 60 anos, o risco chegou a cair pela metade.

“No diabético, a quantidade de hormônio insulina não é suficiente para fazer a glicose sair do sangue e ir para as células, o que pode causar, ao longo do tempo, lesões cardíacas, na retina e nos nervos. É como uma caixa d’água que está suja de areia: depois de algum tempo, as tubulações da casa começam a entupir ou apresentar rachaduras", ensina o professor de educação física Luiz Bravo, da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad), que orienta Maeda. O grande benefício do exercício é fazer com que a glicose em excesso seja utilizada.

Além de amenizar os efeitos do excesso de glicose no sangue, a atividade física ajuda a reduzir a pressão arterial e contribui até para evitar dificuldades de ereção. “Como consequência, a pessoa toma menos remédios, economiza dinheiro, sofre menos efeitos colaterais e fica com a autoestima melhor”, observa.

Dicas ao fazer exercícios

 Bravo lembra que o diabético, como qualquer pessoa, deve passar por exames médicos antes de iniciar o programa. Antes de cada sessão, é preciso medir a glicemia, o que também pode ser repetido no final. Se o resultado for acima de 250 e houver cetoacidose (reação que provoca um hálito forte), o exercício é contraindicado, pois pode elevar ainda mais o nível de açúcar no sangue. Já se a glicemia estiver abaixo de 100, é preciso que o aluno se alimente, para evitar um mal-estar durante a atividade.

O professor também ressalta a importância da hidratação e de um tênis confortável. “É importante checar se não há nenhuma ferida ou bolha nos pés após a aula, porque isso pode trazer consequências graves para o diabético”, acrescenta.

Em relação à modalidade, Bravo diz que os aeróbicos devem ser priorizados, sem que se deixe de lado os anaeróbicos. A frequência ideal, para ele, é de no mínimo três vezes por semana. “O mais importante é que a pessoa faça o exercício que gosta e que esteja apta a fazer”, completa.

NÃO BASTA APAGAR O FOGO

Há pequenos gestos que podem mudar uma vida, o futuro. Coisas bonitas que valem a pena partilhar.

Vejam no anexo uma foto da frente de combate ao incêndio que devastou a Austrália. É uma das imagens mais belas já vistas. Reparem a troca de olhar. Maravilha!

O universo é um. Não importa se somos um monte de átomos: animais, vegetais, estrelas... Somos poeira cósmica do mesmo sistema, do mesmo universo. Nem mais nem menos.

O que nos faz maior é um gesto como esse, que vem da chama divina que brilha em cada um. Alguns a esquecem ou a desconhecem, mas ela arde em todos.

 

 

À gente catoleense

 

Outro dia, conversando com o nosso amigo e conterrâneo, Zé Marques, presidente da Sociedade Paraibana de Combate ao Câncer, perguntamos-lhe se a Sociedade conta com número suficiente de voluntários para o serviço de acompanhamento de pacientes. Ele nos respondeu que sim.

Indagamos-lhe, então:

- Onde e como vocês arregimentam essa gente?

A resposta:

- Nem somos nós que procuramos. As pessoas sabem do nosso trabalho e naturalmente nos procuram, oferecendo-se para o serviço. Geralmente, são pessoas que acreditam na graça da solidariedade e a exercem.

Insistimos:

- Você saberia nos dizer, Zé Marques, por que não conseguimos o mesmo na UAPC, junto aos catoleenses residentes em João Pessoa? Tem sido assim desde o início. O pessoal tem a maior boa vontade em se associar e contribuir, mas poucos se motivam para o serviço voluntário. Em que estamos falhando?

A resposta:

- Tenham paciência! Vocês ainda estão no começo. A caminhada é longa. Os catoleenses são boa gente, você sabe. Mais dias, menos dias, e vocês terão uma grande equipe de voluntários...

 

Já faz uns quinze dias que tivemos essa conversa com Zé Marques. Hoje, ao ver esta foto-documento que nos enviou um ex-colega da escola de Bananeiras, veio-nos este pensamento: Apagar o fogo (associar-se) é humano; matar a sede é divino.

 

Diá

 
ACADEMIA CORPORALLE
 
Cuidando da sua saúde e qualidade de vida através do tratamento de terapia holística com a fisioterapeuta: Dra Marília Seabra Godoy
 
TERAPIA HOLÍSTICA
 
(Terapia = harmonizar, equilibrar; Holística= do grego holus: totalidade) é mais qualidade e bem-estar em sua vida, utilizando-se de uma somatória de técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, proporcionando harmonia, autoconhecimento e incrementando sua capacidade de ser bem-sucedido.
 
REFLEXOLOGIA
 
A reflexologia baseia-se no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. Tratando um pé de cada vez, trabalhamos nos reflexos da sola, os lados e peito do pé, usando as técnicas digitais apropriadas.
O principal beneficio da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão, também melhora a irrigação sanguínea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo e combate o seu estresse.
 
ACUPRESSURA
 
A acupressura é uma terapia e ao Shiatsu. Também baseia-se nos estímulos em determinados pontos do organismo, visando liberar o CHI para que ele flua livremente pelos meridianos. Para faze-lo, utiliza-se a ponta dos dedos e o polegar procurando pontos de tensão por todo o corpo.
A acrupessura pode ser utilizada com diversos fins terapêuticos. Destacam-se o tratamento do estresse e dos problemas a ele relacionados, como insônia, ansiedade e outros. Dores do corpo e pertubações gástricas também podem ser aliviadas.
 
MASSOTERAPIA
 
É a utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques(massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti-estresse, estéticas, emocionais e desportivas. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia.
 
                                                          CORPORALLE
                                                   Fisioterapia & Estética
                                                   Fitness & Terapia Holística
                                                   Rua Fundador Rocha, 99 – Centro
                                                   Catolé do Rocha-PB


 


GRIPES PANDÊMICAS NA HISTÓRIA DO MUNDO

Pandemias de gripe não são novidade na história da humanidade,veja abaixo algumas das crises que assolaram o mundo no século passado e as conseqüências de cada uma delas:
 
1918 Gripe Espanhola
População Mundial na época:2 Bilhões
Número de mortos: 40 milhões
Índice de letalidade: 4%
 
1957 Gripe Asiática
População Mundial na época: 2,9 Bilhões
Número de mortos: 1 milhão
Índice de letalidade:0,5%
 
1968 Gripe de Hong Kong
População Mundial na época:3,7 Bilhões
Número de mortos: 700 mil
Índice de letalidade: 0,5%
 
2009 Gripe Suína
População Mundial na época: 6 bilhões
Número de mortos: 2 a 7 milhões
 
Obs.:Fontes:OMS,CDC,Departamento de saúde dos Estados Unidos
 
 
Como prevenir a doença: Evite contato com pessoas que aparentem estar gripadas, com febre ou tosse.
                                          Lave bem as mãos com freqüência
                                          Mantenha bons hábitos de saúde, que incluem sono, nutrição e atividade física adequada.
 
MÉDICOS RECOMENDAM ATENÇÃO E CALMA
 
Fonte: JORNAL DO SENADO


 

UNIDADE DE APOIO A PORTADORES DE CÂNCER
EM CATOLÉ DO ROCHA-PB UAPC

 
ELEIÇÕES 2009
 
Diretoria 2009/2011
 
Presidente: Francisco de Assis Rodrigues
Diretor Administrativo: Otávio Azevedo Lins
Diretora Financeira: Ana Lúcia Vieira Linhares
Secretária Executiva: Maria de Fátima Diniz de Castilho
Tesoureira: Maria Klébia Pontes de Paiva
 
CONSELHO DELIBERATIVO E FISCAL
Titulares
1-     José Cidalino de Almeida Pires(PRESIDENTE)
2-     Edenilda Sá Cavalcante de Mediros
3-     Maria de Fátima Pires de Almeida
 
Suplentes
1-     Petronilo Pereira Filho
2-     Jorge Bandeira da Silva
3-     Maria do Socorro Vieira de Andrade
 
 
COORDENADORIAS: 
1- Da CASA DE APOIO: Eulália Maria de Sousa Resende
2- De ACOMPANHAMENTO: Maria das Graças Neta
3- De ATENDIMENTO: Terezinha Pereira de Andrade Kalitin
4- De ARRECADAÇÃO E PAGAMENTOS: Fernando Antônio Ferreira Lopes
5- De CADASTRO, TRATAMENTO e CONTROLE: Maria Salete Alves
6- De PREVENÇÃO, DETECÇÃO e DIAGNÓSTICO: Adória Silva da Nóbrega

 

UTI do Hospital Regional de Cajazeiras passa por melhorias estruturais

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Emergência e Urgência de Cajazeiras (HRC) encontra-se interditada desde a última quarta-feira (07) para realização de reformas estruturais, tais como, pintura de teto, paredes e portas, dedetização, recuperação de móveis, entre outros detalhes. Segundo a direção geral do hospital os serviços já estão bem avançados e a expectativa é de que sejam finalizados no próximo domingo (11). Com isso, a unidade deverá estar em pleno funcionamento já no início da manhã da segunda-feira (12).

De acordo com o diretor geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, essa manutenção na UTI da instituição de saúde foi realizada no momento oportuno. “Felizmente não contamos com nenhum paciente que precisasse estar internado na UTI. Com isso, aproveitamos a oportunidade para interditá-la nesses dias para realizar essas melhorias bastante necessárias para oferecermos à população um atendimento ainda melhor naquele ambiente, bem como proporcionar uma maior segurança e conforto para os pacientes e também para os profissionais que lá atuam de forma ininterrupta”, destacou Dr. Antônio.

Como forma de precaução para qualquer eventualidade, o diretor clínico do HRC, Dr. Arturo Fernando Perez Nogales, informou que o hospital também está disponibilizando dois leitos devidamente equipados com instrumentos para auxiliar em qualquer urgência em que o paciente precise de cuidados intensivos, instalados em outra ala do hospital. “Nesse espaço semi-intensivo, podemos estabilizar ocorrências graves que por ventura surjam nesse período da reforma da UTI, como também podemos encaminhá-las às UTI’s dos municípios de Sousa ou Patos, caso seja necessário”, enfatizou Dr. Arthuro. Essa reforma da UTI também faz parte de uma série ações que vêm sendo promovidas pela atual direção do HRC.